A manutenção preventiva dos equipamentos da Santa Cecília Resíduos traduz o nosso constante compromisso com a segurança dos colaboradores e com a qualidade do serviço de transporte de resíduos.Manter os equipamentos em dia com a manutenção é objeto de lei, passível de multa caso a transportadora seja flagrada operando com caminhões danificados. Lembrando que a responsabilidade pelo transporte do resíduo é compartilhada entre contratado e contratante, sendo o contratante autuado como corresponsável pela infração, irregularidade ou crime ambiental. Confira nosso artigo sobre dicas na hora contratar uma terceirizada de transporte.
A manutenção preventiva abrange pontos específicos que respeitam o tempo decorrido entre as manutenções e o procedimento correto. Saiba mais sobre como a Santa Cecília Resíduos cuida desse atividade tão importante:
Como é realizada a manutenção preventiva?
O processo é realizado dentro da empresa de três em três meses, abrangendo a manutenção completa da frota:
- Troca de óleo: responsável pela lubrificação das partes móveis de qualquer veículo automotor.
- Filtro diesel/lubrificante/racor/ar: feito para literalmente segurar as partículas sólidas presentes nesses líquidos/entradas de ar.
- Verificação do óleo de caixa/óleo diferencial: O primeiro para lubrificar a caixa de marcha; o segundo é o diferencial que permite que as rodas girem na mesma velocidade.
- Verificação e regulagem dos freios: óleo do freio, desgaste das partes, entre outros. Por exemplo, alguns equipamentos muito pesados possuem equipamentos de freio a ar, que devem ser verificados e recalibrados.
Quais setores participam da manutenção?
A manutenção é feita por equipe própria da Santa Cecília, que faz a verificação diária do estado de conservação dos veículos antes que eles saiam às ruas. A verificação é coordenada pelo Márcio, gerente de manutenção e pela Mariana, analista de qualidade.
Frequência das revisões:
A revisão é um procedimento detalhado dentro da manutenção preventiva que busca uma verificação precisa de setores do equipamento. Cada um desses setores possui um parâmetro diferente (frequência ou kilometragem) para a revisão completa:
- Revisão diesel a cada 15.000km: filtros, óleos, transmissão, freio, diferencial e caixa de marcha.
- Revisão hidráulica a cada 30.000km: filtros, óleo, mangueiras, pistões, bomba hidráulica e tomada de força.
- Revisão de freio a cada 30.000km: óleo, desgaste, estado de conservação.
- Revisão de transmissão a cada 30.000km: lubrificação dos eixos e diferencial a cada 6.000km.
- Revisão estrutural e cabine a cada 60.000km: cabine, baú, longarina e etc.
Manutenção = segurança na contratação:
Estar em dia com a manutenção preventiva de seus equipamentos demonstra a preocupação com a execução correta do serviço e também respeito aos colaboradores e contratantes. Um caminhão de transporte de resíduos cuja manutenção não esteja em dia pode causar acidentes de trabalho, colocando em risco a vida do motorista e dos funcionários de quem contratou o serviço. Também é importante mencionar a periculosidade de certos tipos de resíduos, cujo transporte é fora de cogitação caso os equipamentos não estejam revisados – por exemplo, metais pesados, materiais radioativos e lixo hospitalar.
A preocupação em prestar um serviço de qualidade está presente em todos os setores da Santa Cecília Resíduos. Trabalhamos desde o transporte de resíduos até a consultoria de Gestão Ambiental voltada para seu empreendimento. Entre em contato para mais informações.