A preocupação com o meio ambiente é pauta recorrente no âmbito empresarial, posto que o desenvolvimento sustentável, além de preservar o patrimônio natural necessário à indústria, é também uma alternativa para reduzir custos e, consequentemente, aumentar os lucros.
A atividade empresarial, desde escritórios de advocacia à indústria de alimentos, gera resíduos; e a demanda de transporte e tratamento dos mesmos se tornou um setor especializado, passivo de normas, procedimentos e tecnologia. Logo, a terceirização do transporte de resíduos precisa não só ser eficiente como estar adequada às normas e legislações vigentes para que, de fato, seja viável e lucrativa ao mercado, evitando ainda, futuros problemas com órgãos ambientais e instituições fiscalizadoras.
Como selecionar uma transportadores de resíduos para sua empresa?
O primeiro passo na hora de selecionar uma empresa para o transporte de resíduos é pesquisar, entre as que estão no ramo, sua credibilidade, o custo-benefício, sua reputação e histórico de cumprimento com o contratado. Em outras palavras: é necessário se relacionar, consultar empresas que já contrataram e, junto a elas, se inteirar do assunto, saber sobre aquilo que está contratando. Todas as empresas de transporte de resíduos carecem de licenças para tal atividade regulamentada pela ANTT (Agência Nacional de Transporte Terrestre).
Contratar uma transportadora de resíduos que não possuem licença é ser conivente com a ilegalidade dela, o que pode gerar ônus para contratante e contratado. É obrigatório a emissão do CDF (Certificado de Destinação Final), que comprova o tratamento dos resíduos enviados, documentos necessários para possíveis auditorias e manutenção do ISO14001.
Transporte e Classificação de Resíduos
Tão importante quanto saber se a empresa está dentro da legalidade para te atender, é saber se ela possui os meios necessários para realizar o transporte e tratamento de resíduos. Existem duas classificações quanto aos resíduos gerados: classe I: resíduos perigosos; classe II: não perigosos; e a transportadora precisa de equipamentos específicos para transportar ambos.
Logo, é de suma importância verificar se a contratada possui, de fato, tecnologia para te atender, o que pode evitar acidentes durante o processo e, em certos casos, garantir a integridade física de seus funcionários.
Além disso, o fator tecnológico e o bom estado de conservação dos equipamentos da empresa garante a redução do impacto ambiental, o que potencializa a possibilidade de crescimento do seu negócio.
Ferramentas de Gestão de Resíduos
Ferramentas de gerenciamento online, consultorias e palestras sobre a gestão ambiental e de resíduos são serviços-chaves na hora de decidir sobre o futuro parceiro. Estar munido de informações que contribuam para a melhor gestão dos resíduos é fundamental para evitar gastos desnecessários e, principalmente, afastar aquelas companhias que possam atuar com má fé.
O transporte e destinação adequada de resíduos são serviços que, se utilizados de forma correta, carregam consigo perspectivas para sua atividade econômica que vão além de proteger a natureza. É realmente perceber que pode ser lucrativo, que é viável e, cada vez mais, gera o respeito e o prestígio tanto dos clientes e parceiros, quanto da concorrência. Contudo, isso pode se perder se a empresa responsável não for competente.
Conheça Nossas Soluções em Transporte de Resíduos
Portanto, tão importante como querer mudar é saber como mudar. A Santa Cecília, transportadora de resíduos possui esse conhecimento, e ampla experiência.
Entre em contato conosco via WhatsApp, agende uma visita e conheça nossas soluções para o transporte de resíduos da sua empresa.