Marketing verde é uma estratégia voltada à divulgação de ações sustentáveis e ecológicas, visando promover a imagem de marcas e empresas em relação às questões ambientais, como sustentabilidade e responsabilidade socioambiental.
Com isso, as pessoas vêm se conscientizando sobre as questões ambientais e começaram a exigir que as empresas também se conscientizem a respeito e se responsabilizem pelos danos causados ao meio ambiente.
Aplicar estratégias do Marketing Verde é demonstrar preocupação com o meio ambiente e com a sociedade, o que é uma forma de se posicionar no mercado.
Em consequência, isso cria um diferencial em relação a outras empresas concorrentes. Isso chama a atenção não só dos clientes, mas dos investidores e acionistas também, principalmente aqueles conscientes. Sua empresa, então, ganha credibilidade no mercado, agregando valor e consolidando sua marca.
Dessa forma, em síntese, podemos citar alguns dos benefícios do Marketing Verde na sua empresa:
- Ter um diferencial em relação aos concorrentes;
- Ganhar credibilidade e agregar valor à marca;
- Atender as exigências do mercado consumidor;
- Conquistar a simpatia da população;
- Atrair novos consumidores;
- Gerar mais lucro uma vez que o número de clientes aumentou;
- Chamar a atenção de acionistas conscientes;
- As práticas sustentáveis adotadas pela empresa irão ajudar a reduzir gastos e economizar em alguns aspectos.
Dicas para implementar o marketing verde em sua empresa
- Invista fortemente em reciclagem e reaproveitamento de materiais;
- Economize água e energia;
- Evite ao máximo usar produtos poluentes;
- Separe e descarte o lixo corretamente;
- Invista em fontes de energias alternativas;
- Evite o uso de materiais não-biodegradáveis;
- Aumente a durabilidade de seus produtos;
- Seja uma empresa cruelty free, ou seja, sem testes em animais;
- Apoie e crie projetos sociais.
Quer saber mais sobre como implementar, na prática, um cultura socioambiental na sua empresa? Conte com a Assessoria Ambiental da Santa Cecília Resíduos.