Geração de Resíduos vai aumentar em 70% até 2050

O mundo vai gerar 3,4 bilhões de toneladas de resíduos por ano até 2050, aumento de 70% em 14 anos, segundo estudo da organização sem fins lucrativos International Solid Waste Association (ISWA).

O destino e reaproveitamento desses resíduos, dentro da proposta de economia circular, é um dos grandes desafios globais. A entidade Circle Economy propõe dobrar a circularidade da economia global até 2032, ampliando dos atuais 8,6% para 17% a reutilização dos resíduos no mundo, o que resultaria em redução de 39% das emissões de gases de efeito estufa.

A Economia Circular colabora com o presente e o futuro porque pretende reduzir a retirada de matéria-prima do ambiente e, no final da cadeia produtiva, reduzir também consumo e descarte, diminuindo a quantidade de resíduos gerados todos os dias. As propostas de desenvolvimento sustentável devem considerar diferentes aspectos.

Desenvolver economia circular e sustentabilidade exige adotar pensamento sistêmico e integrado.

“É preciso entender da melhor forma a cadeia de produção, consumo e descarte e como cada um dos diferentes atores sociais participa dessa cadeia. Pensar em circularidade é obrigatoriamente pensar em conexões. Um diagnóstico integrado e multisetorial pode revelar pontos importantes de ação”,

comenta o coordenador do Movimento Circular, professor doutor Edson Grandisoli

Confira outros artigos sobre Economia Circular no blog da Santa Cecília Resíduos. E, se sua empresa precisa de Assessoria Ambiental, entre em contato e receba proposta personalizada.

Compartilhar