A compostagem é um processo biológico de decomposição da matéria orgânica, seja ela animal ou vegetal. Essa técnica promove o reaproveitamento de todos esses resíduos, os transformando em um material orgânico que pode ser utilizado como adubo em jardins e hortas.  

O procedimento começa com a coleta, seleção e identificação do resíduo. Aqui, uma análise das propriedades dos materiais é indispensável para garantir um substrato de qualidade

Após a seleção, os resíduos são submetidos às próximas etapas da compostagem, que consiste em dispô-los junto a materiais ricos em nitrogênio para estimular a ação dos microrganismos. Então, o processo de decomposição em compostagem segue com a produção de CO2, H2O e biomassa. 

Uma das principais vantagens desse procedimento é que ele não promove a formação do gás metano, uma das grandes causas da aceleração do efeito estufa. Além disso, a compostagem  se apresenta como uma boa alternativa para diminuir o volume de lixo nos aterros sanitários.

Agora que você conhece o processo de compostagem, acompanhe a leitura e confira alguns dos seus benefícios. 

Benefícios da compostagem industrial 

A compostagem é uma grande aliada na redução do volume de lixo orgânico depositados nos aterros, pois essa técnica de reaproveitamento permite que esses resíduos em forma de substrato sejam utilizados em atividades agrícolas. Com isso, a pressão nos aterros sanitários diminui e o uso de adubos químicos também é reduzido.

Nesse sentido, o maior benefício da compostagem é a sustentabilidade do processo, que ainda evita a emissão de gás metano, que acaba contribuindo para a poluição atmosférica. Além disso, essa técnica impede o surgimento de bactérias nocivas à saúde humana.

O processo ainda  atende a todas as exigências da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). Inclusive, dependendo do setor de atuação, uma empresa que investe na compostagem pode até mesmo receber abonos fiscais. Bem, agora que você já sabe como funciona a compostagem e quais benefícios a prática oferece, acompanhe a leitura e confira como é feito o processo aqui na Santa Cecília Resíduos.

O processo na Santa Cecília Resíduos

A Santa Cecília Resíduos está oferecendo mais um serviço e, agora, nossa equipe também atua na compostagem. Esse serviço é disponibilizado para todos os tipos de empreendimentos — desde empresas, condomínios residenciais e instituições de ensino.  

Ao contratar nossos serviços de compostagem, você informa o endereço e a frequencia de coleta. Então, nossa equipe transporta os resíduos do seu negócio até nosso parceiro, que faz a compostagem seguindo as técnicas mais adequadas. 

Quer conhecer melhor esse serviço? A Santa Cecília oferece soluções exclusivas para cada negócio. Entre em contato com nossa equipe e solicite um orçamento.

Open chat
1
Olá!

Vamos iniciar uma conversa?

Clique no ícone abaixo que em instantes nosso atendimento entrará em contato com você.
Powered by