A poda de árvores e de gramados, canteiros e jardins em geral gera um resíduo muito rico em nutrientes, e várias prefeituras já estão adotando a prática de compostagem para aproveitar estes resíduos como adubo.

A técnica de compostagem permite transformar galhos, troncos e folhas em adubo, por meio de um processo biológico que acelera a decomposição do material orgânico, premitindo recuperar nutrientes dos resíduos orgânicos e, consequentemente, enriquecer o solo para agricultura ou jardinagem.

Um dos problemas ambientais que as cidades enfrentam hoje está relacionado ao lixo gerado por residências, comércio e indústria. Muito dos resíduos que poderiam ser separados e reciclados ainda são encaminhados para os aterros. Neste sentido, ações como a da Prefeitura de Rio Claro, que está fazendo da compostagem um aliado na Educação Ambiental, enquanto tomando uma atitude prática voltada à preservação ambiental e à sustentabilidade.

Essa ação permitirá que todo matéria orgânica resultante da varrição de folhas de arvores, corte de grama e poda de arvores seja reutilizada como composto orgânico na manutenção e preservação dos campos de futebol da cidade, criando assim um processo de ciclagem de nutrientes para a melhor preservação dos gramados.

Bacana esta iniciativa! Para saber mais, acesse este link.

Deixe seu comentário

Insira o seu nome.
Por favor, insira um comentário.
Open chat
1
Olá!

Vamos iniciar uma conversa?

Clique no ícone abaixo que em instantes nosso atendimento entrará em contato com você.
Powered by