Brasil é o destino preferido de investimento europeu em projetos ESG

O Brasil está no topo da lista de destinatários latino-americanos dos investimentos realizados pela Proparco, unidade de financiamento ao desenvolvimento econômico pertencente à Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD).

O país é destino preferencial do braço de financiamentos da agência na América Latina. Nesses 15 anos, a organização já financiou 35 projetos locais, que totalizam US$ 1,3 bilhão.

No caso do combate às mudanças climáticas, a prioridade da instituição é apoiar projetos de geração de energia renovável. Não por acaso, o maior aporte feito pela Proparco no Brasil foi de 90 milhões de euros investidos pela Enel na instalação de planta fotovoltaica, com capacidade de geração de 250 MW, em Ituverava, interior de São Paulo, em 2017.

Phillipe Serres, diretor para a região latino-americana da Proparco, diz haver outros segmentos aos quais a agência também tem dedicado atenção. “Empresas médias, com baixo acesso ao capital e em regiões menos desenvolvidas”, resume ele citando a Efficopar, de Pernambuco, como exemplo.

Outra empresa financiada pela instituição francesa é a Pró Infusion que oferece serviços de manipulação de terapias em tratamento oncológico e de nutrição parenteral, entre outros.

Sua empresa já tem uma política firme para se adaptar à cultura ESG? Conheça a Assessoria Ambiental da Santa Cecília e entre em contato para receber uma proposta personalizada.

 

Compartilhar