3 dicas para não errar ao terceirizar o Transporte de Resíduos

Todas as empresas geram resíduos e efluentes e cada um deles possui destinação e tratamento correto. Não se atentar a esse fato é ir contra às normas ambientais vigentes.

Ter um Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos envolve a questão do armazenamento e do transporte dos rejeitos gerados, evitando problemas futuros com os órgãos ambientais e, principalmente, garantindo a segurança e a sustentabilidade. Muitas empresas vêem vantagens reais ao terceirizar o transporte de resíduos, pois economizam tempo e esforço para uma questão que não é o objetivo final da sua empresa, mas sim, de transportadoras de resíduos como a Santa Cecília.

Alguns fatores são importantes na hora de contratar uma empresa de transportes de resíduos.

Vamos a três dicas de como terceirizar a gestão de resíduos com segurança:

Qual a sua necessidade? 

O primeiro passo na hora de investir qualquer recurso é observar se ele é realmente necessário. Para isso, o empreendedor carece de conhecimento sobre o assunto. Logo, uma consultoria que possa visitar e avaliar todo a geração de resíduos da sua empresa é fundamental.

A Consultoria prestada pela Santa Cecília tem o foco na construção ou no aprimoramento do PGRS da empresa contratante e através dele concluímos qual a melhor solução para aquele cliente. Uma empresa cujos resíduos possuem um volume e característica semelhantes ao lixo doméstico, por exemplo, não precisam dos mesmos equipamento e tecnologia que uma mineradora, um hospital ou uma indústria de produtos químicos. Por isso, nosso compromisso é dar ao cliente exatamente o que ele precisa.

Orçamento mais em conta nem sempre prevê um escopo bem elaborado, e no futuro você será pego com vários custos adicionais. Fuja de quem usa da “má fé” na hora de passar o orçamento!

Técnica e tecnologia: 

Cada tipo de resíduo possui tratamento, destinação e equipamentos específicos para seu transporte. Exigir da terceirizada conhecimento e tecnologia necessários para transportar os resíduos e efluentes da sua empresa é parte fundamental na hora da contratação.

A responsabilidade pelo transporte incorreto é de ambas as partes, as multas e sanções irão recair sobre ambos. Contratar uma empresa que possua esses requisitos é ter segurança e tranquilidade para desenvolver seu negócio.

Burocracia e legalidade: 

Além da técnica e da tecnologia, é necessário que a empresa a ser contratada esteja com os documentos e licenças em dia para o transporte.

Uma empresa que possua seus documentos em dia poderá expedir certificados que irão te proteger e dar garantia da sua preocupação com os resíduos gerados:

 

  • MTR –Manifesto de transporte de resíduos, possui dupla finalidade: controlar a movimentação dos resíduos sólidos de maneira adequada e legal; detalhar o tipo de resíduo.
  • CDF – Certificado de Destinação Final: 
    emitido pela empresa receptora, demonstra que  a sua parte quanto a metodologia adequada ao descarte e entrega foi cumprida. Útil não só para as auditorias e fiscalização, como também para os clientes, comprovando o seu compromisso com a sustentabilidade e proteção ao meio ambiente.

Com essas três dicas é possível avaliar as necessidades da contratação e se prevenir na hora de contratar uma transportadora!

A Santa Cecília presta não só o serviço de transporte de resíduos como também a locação de equipamentos para o Transporte de Resíduos.

 

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