Os itens que não têm potencial para reciclagem serão coletados e encaminhados para a destinação final. Hoje, o Brasil vem trabalhando para que os lixões a céu aberto sejam extintos por serem locais prejudiciais ao meio ambiente.
O aterro sanitário é um espaço preparado, nivelado e impermeabilizado, para que nenhuma substância possa contaminar o solo, o lençol freático e os rios.
Já os resíduos recicláveis percorrem um caminho muito mais extenso assim que são entregues à coleta seletiva. Todo o material passa por uma triagem, analisando o que, de fato, poderá ser reaproveitado.
Em seguida, é feito o intermédio com o comércio atacadista, composto por aparistas, sucateiros e depósitos legalizados que revendem os materiais para a indústria recicladora.
E, por fim, é a indústria que utiliza toda essa matéria-prima para fabricar outros produtos que voltarão para as nossas casas.
Além de perceber que há um longo caminho a ser percorrido pelos recicláveis, você consegue notar quantos empregos são gerados nessa complexa cadeia? Esse é mais um ponto positivo da economia circular: a geração de emprego e renda.
Então, quando nós separamos e descartamos corretamente nossos resíduos, também estamos contribuindo para a economia e famílias que atuam nesse setor.
E, para gerir todo esse processo, existe a Santa Cecília, referência na Gestão e Transporte de Resíduos no estado do Rio de Janeiro. Entre em contato conosco e solicite orçamento.