Economia Donut é um modelo econômico elaborado pela economista Kate Raworth, da Universidade de Oxford. Nesse conceito, a ideia de Kate Raworth foi incluir os limites planetários na criação de um novo modelo de desenvolvimento.
De forma resumida, nessa analogia a parte interna do donut representa os aspectos sociais necessários para uma boa qualidade de vida, enquanto a borda representa os limites planetários.
Podemos dizer, basicamente, que a Economia Donut é uma estrutura visual para um desenvolvimento sustentável que busca não ultrapassar os limites do planeta.
Esse conceito vem ganhando cada vez mais popularidade nos debates de como solucionar os problemas ambientais que estamos enfrentando.
Segundo a analogia, o anel interno diz respeito aos itens que, de acordo com os objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU, são o básico para uma boa qualidade de vida, como: acesso à moradia, água potável, energia, alimentação, emprego e etc.
Já o anel externo do donut representa os limites planetários, ou seja, os limites do planeta Terra os quais não devemos ultrapassar para que não haja danos ao clima, solos, oceanos, camada de ozônio, fauna e flora.
Entre esses limites, estão: mudanças climáticas, acidificação dos oceanos, poluição química, poluição por nitrogênio e fósforo, excesso de uso de água doce, conversão de terras, perda de biodiversidade, poluição do ar e destruição da camada de ozônio.
O principal objetivo desse novo modelo é repensar e reformular os atuais modelos de desenvolvimento socioeconômico.
No modelo Donut, para uma economia ser considerada próspera, todas as necessidades básicas dos seres humanos devem ser atendidas, mas respeitando os limites do planeta.
E, na sua empresa: quais práticas sustentáveis são adotadas? Conte com a Assessoria Ambiental da Santa Cecília Resíduos e saiba como se destacar.