Semana Interna de Prevenção a Acidentes de Trabalho 2018

Semana Interna de Prevenção a Acidentes de Trabalho 2018

A Semana Interna de Prevenção a Acidentes de Trabalho (SIPAT) de 2018, realizada entre os dias 23 e 27 de julho, reuniu especialistas e nossos colaboradores, com muita informação e conscientização sobre temas relacionados à saúde e segurança.

 

Semana Interna de Prevenção a Acidentes de Trabalho 2018

23 de julho – Segunda-feira

No primeiro dia, iniciamos o evento com a palestra sobre Direção Defensiva que permitiu o contato com o tema de uma maneira nova e agradável, despertando a curiosidade e a consciência sobre segurança no trânsito, inclusive para os colaboradores não habilitados.

Roberto da Silva Maia, Instrutor em Direção Defensiva da Tecmanager, disse que o comportamento das pessoas tem grande influência no trânsito. Ele destacou que o condutor defensivo é aquele que tem uma postura pacífica, consciência pessoal e de coletividade.

A segunda palestra do dia teve o tema Ginástica Laboral. O palestrante Marcos Francisco Felipe Cruz, Educador Físico da MG Consultoria, tratou das práticas de atividades físicas leves dentro do ambiente de trabalho e com objetivo de prevenir incômodos. A Ginástica Laboral visa promover a saúde dos nossos trabalhadores, prevenindo e evitando lesões por esforços repetitivos e doenças ocupacionais.

24 de julho – Terça-feira

Nossos colaboradores receberam informações sobre Estação de Tratamento e Efluente Sanitário. A palestra dada pelo Raphael Vinicius Barrozo Gomes de Moura, Engenheiro Ambiental e Sanitarista da Biota Rio Engenharia Ambiental, apresentou como são as unidades operacionais do sistema de saneamento e as principais etapas do processo realizado nas ETEs anaeróbias, com objetivo de esclarecer seu funcionamento.

A segunda palestra do dia foi sobre Prevenção de Incêndio e Meio Ambiente realizada pelo Walace Fraga, Técnico de Segurança do Trabalho aqui na Santa Cecília Resíduos. Ele apresentou as medidas de proteção contra incêndio que devem dispor os locais de trabalho, visando à prevenção da saúde e da integridade física dos seus colegas de trabalho. Também foi abordada na palestra, a importância da conscientização individual para os cuidados com o meio ambiente, que mostrou como cada pessoa pode colaborar para a preservação da natureza.

25 de julho – Quarta-feira

Segurança foi o tema das palestras deste dia. Na primeira delas, os palestrantes, Júlio César Cardoso Santos e Carlos Octávio da Silva Neto ambos Promotores Técnicos da Cidade das Tintas, apresentaram aos nossos colaboradores como o uso do EPI (Equipamento de Proteção Individual) é fundamental para garantir a saúde, segurança e a proteção deles durante todo o expediente de trabalho, seguindo todas as determinações da empresa.

O outro tema levantado de forma educativa e bem recebida pelos colaboradores foi sobre DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis).  Marcelo Rodrigues Pesso, Enfermeiro do Trabalho e Saúde Pública do Posto de Saúde Parque Alian, buscou divulgar conceitos atualizados e modernos na prevenção destas doenças, meios de infecção, evidências e sintomas, realização de exames, tratamentos etc.

26 de julho – Quinta-feira

As palestras deste dia foram focadas em saúde e bem estar. Na primeira delas, a massoterapeuta Rosane Castilho Toledo da MG Consultoria debateu sobre Qualidade de Vida no Ambiente do Trabalho e o Combate ao Estresse. Já Marcelo Rodrigues Pesso, Enfermeiro do Trabalho e Saúde Pública do Posto de Saúde Parque Alian, falou sobre Hipertensão, Tabagismo e Diabetes.

A palestra seguinte foi dada pela equipe da Óticas Diniz (Unidade de Vilar dos Teles). Ramon Dinato Fernandes da Silva (Gerente), David Damascena Fernandes (Consultor Comercial) e Carla Renata Spinelli Nunes (Técnica Óptica e Optometrista) falaram sobre a Saúde dos Olhos em todos os seus sentidos.

Saindo da teoria e partindo para a prática, neste dia foram realizados testes de glicose, pressão arterial e exames de vista em nossos colaboradores. Com o check-up realizado, finalizamos as atividades com uma Quick Massage (massagem rápida) para relaxar, pois todo mundo merece um cuidado especial, e nossos colaboradores certamente merecem todo nosso cuidado.

27 de julho – Sexta-feira

Continuando com os temas de saúde e bem estar, na sexta tivemos, a Drª Teresa Cecília de Lima e Sá, Cirurgiã Dentista falando da importância dos cuidados com a Saúde Bucal e a necessidade da realização de exames periódicos para garantir uma boa saúde oral.

O outro tema do dia foi Qualidade de Vida no Trabalho e Relações Interpessoais, palestrada pela Aline dos Santos Lima, Gestora de R.H. do Grupo RDT. Os participantes tiveram a oportunidade de realizar atividades que mobilizaram emoções, promoveram o autoconhecimento e permitiram o estabelecimento de um compromisso consigo, viabilizando uma condição de bem estar pessoal e de todo a equipe.

Após a palestra tivemos a premiação dos vencedores do Concurso de Frases, que premiou a melhor fase sobre a semana. A vencedora foi a colaboradora Mônica Xavier de Oliveira Moço. Ela levou uma bicicleta como prêmio com a seguinte frase:

“Com segurança, trabalhamos conscientes em Saúde e Meio Ambiente”

Também ganharam prêmios, Zuleica Evangelista de Almeida Lima (2º lugar) e Ellana Borges Nunes (3º Lugar). Parabéns a todos os participantes!

Nossa Semana Interna de Prevenção a Acidentes de Trabalho 2018 transcorreu de forma tranquila e enriquecedora. Contamos com grandes palestrantes que trouxeram informações sobre segurança, cuidados pessoais, bem-estar, desenvolvimento profissional e equilíbrio ambiental para os nossos colaboradores. Nossos agradecimentos e parabéns para a comissão organizadora da SITAP 2018 que primou na organização, por todos os esforços empreendidos. Um agradecimento especial ao Walace Fraga, Técnico de Segurança do Trabalho aqui da Santa Cecilia, que se dedicou muito ao evento. Nosso reconhecimento ao seu excelente trabalho e dedicação, que resultaram no êxito do evento.