Os setores da economia têm se diversificado mais a cada dia, e o mesmo vale para os conceitos de lixo empresarial ou lixo comercial. Os resíduos de empresas são bastante heterogêneos pois são gerados tanto em ambientes de gestão, de produção, de vendas e de lida com público, necessitando de atenção especial dos empreendedores e gestores.

Para empresas, a implantação de procedimentos que atendam a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) é obrigatória. Dessa forma, é comum que diversos empreendimentos já pensem sobre o lixo que produzem e em formas de descartá-lo corretamente. As empresas que ainda cometem erros nesse descarte, podem receber multas e outras penalidades.

O que é Lixo Empresarial?

O Lixo Empresarial ou Comercial é o lixo produzido em lojas, bancos, escritórios, bares, e todo tipo de empreendimento não industrial. Devido à multiplicidade de produtos disponíveis nos dias atuais, esses resíduos podem ser recicláveis, orgânicos, eletrônicos ou rejeitos, assim como o lixo doméstico. Porém, alguns itens podem ser mais recorrentes, como plásticos, papéis, restos de comida e embalagens.

O volume de resíduos gerados pelo comércio e empresas cresce com o aquecimento do mercado. A PNRS tem o papel de orientar para o descarte mais correto possível, pois de acordo com dados de pesquisa, o Brasil já não tem estrutura para suportar a quantidade de lixo que é produzida por sua população – a maioria são itens descartáveis, predominantes na produção de lixo comercial.

Como o lixo das empresas costuma ser coletado?

Geralmente, quando o volume permite, a coleta do lixo comercial é feita pelo município, nos horários iniciais da manhã – após finalizado o horário de funcionamento de estabelecimentos noturnos. Em alguns locais, porém, a coleta é feita juntamente com a coleta doméstica, cabendo aos administradores do estabelecimento colocar o lixo para fora no horário correto – uma vez que, além de pouco atrativo para clientes, o lixo nas imediações pode consistir em argumento para multa da vigilância sanitária.

Após o recolhimento, o lixo é compactado nos caminhões sem distinção de seu material. O destino mais comum são os aterros sanitários – legais e regulamentados – ou lixões – ilegais, que contribuem para a poluição do meio ambiente e podem resultar em multas e perdas de clientes. Se o volume de lixo é maior que o aceito pela coleta municipal, o serviço então precisa ser terceirizado para uma empresa de transporte de resíduos.

Como seria a coleta ideal para o lixo das empresas?

Cada vez mais, os clientes de todo tipo de empresa prezam por atitudes sustentáveis e valorizam negócios que se importam com o destino do seu lixo. Assim, a separação dos resíduos em classes como orgânico e reciclável pode causar um impacto grande em suas vendas. Além disso, a redução do uso de descartáveis também conta pontos tanto aos olhos do cliente quanto na hora de retirar os resíduos para recolhimento, ou seja, economia.

Com a separação do lixo, é possível fazer parcerias com cooperativas de reciclagem que podem ajudar o seu negócio a crescer, além de contribuírem para gerar renda para diversas famílias. Já o lixo orgânico, precisa ser descartado com o máximo de proteção, para evitar que restos de comida sejam consumidos ou contaminem pessoas e animais nas ruas. Nesse sentido, uma possibilidade é o envio para o aterro; outra, é fazer parcerias com cooperativas de compostagem; a terceira é levar para incineradoras, que transformam seu lixo em gás metano, utilizado em diversas atividades econômicas.

Diferenciais da SCR

Nos dias de hoje, pensar em lixo é um diferencial em qualquer ramo da economia. Pensando nisso, a Santa Cecília Resíduos oferece consultoria personalizada na destinação de resíduos empresariais, estruturando a implantação da PNRS na sua empresa ou loja e garantindo a segurança no transporte e destinação final dos resíduos orgânicos e recicláveis gerados pelo seu negócio. Entre em contato com a SCR e saiba mais.

Últimos Artigos
Siga nosso Instagram
This error message is only visible to WordPress admins

Error: API requests are being delayed. New posts will not be retrieved.

There may be an issue with the Instagram access token that you are using. Your server might also be unable to connect to Instagram at this time.

Error: API requests are being delayed for this account. New posts will not be retrieved.

There may be an issue with the Instagram access token that you are using. Your server might also be unable to connect to Instagram at this time.

Open chat
1
Olá!

Vamos iniciar uma conversa?

Clique no ícone abaixo que em instantes nosso atendimento entrará em contato com você.
Powered by