Começamos aqui a fazer uma análise das metas Brasil a serem cumpridas nos próximos anos. Após um pouco mais de um mês da COP 26, é preciso verificar quais os compromissos firmados e como podem ser alcançados.

Quais seriam esses desafios a serem cumpridos pelo Brasil?

Primeiro ponto a ser abordado diz respeito a redução na emissão de GEE´s até 2030 e descarbonização ou neutralização na emissão até 2050. Parecem – e são – obstáculos bem audaciosos, levando em consideração que 2030 está a apenas oito anos à frente.

O objetivo é reduzir as emissões em 50% até 2030. Ok. Nesse momento é preciso pensar em quais medidas necessárias para alcançar esse patamar de acordo com as políticas públicas vigentes.

Eletrificação das frotas e uso de fontes de energias renováveis – etanol, biodiesel e hidrogênio por exemplo – são trazidos nos ODS´s da Agenda 2030 e perfeitamente possíveis de serem aplicados. Com a mudança comportamental e, por consequência, na matriz energética, é possível reduzir essa emissão. Já existem políticas fiscais – incentivos tributários – e financeiros – redução nas taxas de juros – a fim de oportunizar o acesso às fontes a um maior número de pessoas.

Muito ainda há de ser feito. O importante agora é dar o primeiro passo em prol da nossa própria sobrevivência.

Deixe seu comentário

Insira o seu nome.
Por favor, insira um comentário.