Otimizar a gestão ambiental na sua empresa é ter um olhar no futuro. O impacto ambiental da indústria cresce desproporcional à capacidade da natureza de renovar seus ciclos, trazendo prejuízos diretos à atividade econômica: falta de matéria prima, desgaste do solo, variações climáticas, poluição do recurso hídrico no geral, entre outros que aparecem com frequência nos noticiários. Partindo dessa preocupação, criou-se a Gestão Empresarial Ambiental.
Gestão Empresarial Ambiental é o conjunto de ações voltadas à gestão de todos os aspectos inerentes à temática ambiental em uma empresa, buscando a melhoria contínua entre a relação dos processos industriais e o meio ambiente.
Contudo, esse tipo de administração não traz benefícios apenas para a natureza, já que é pautada principalmente no consumo mínimo, ou seja, produzir mais utilizando menos. Isso elimina o desperdício e fortalece a competitividade.
A série de normas ISO 14000 que trata sobre gestão ambiental, possui ferramentas que podem auxiliar o empreendedor a reduzir o impacto ambiental de seu negócio. O objetivo é garantir um mapeamento completo dos procedimentos e seus impactos ambientais, a fim de reduzi-los. O processo compreende desde a captação da matéria prima até o descarte e tratamento correto de resíduos e efluentes.
Essa norma é referência na implantação do Sistema de Gestão Ambiental (SGA), que, além de gerenciar os recursos internos da empresa, preocupa-se com a relação entre colaboradores externos.
Dentro do SGA existe uma ferramenta chamada Ciclo PDCA (Planejar, Desenvolver, Checar e Atuar). Muito utilizada em outras gestões como de qualidade, saúde e segurança, pois se baseia em uma organização sistemática e cíclica dos objetivos de um empreendimento.
Este recurso é vantajoso aos negócios, pois torna o planejamento sólido, evitando surpresas desagradáveis na hora de adequar sua empresa.
Ao pequeno e médio empresário, esse procedimento tem seus resultados ainda mais visíveis. A questão do reconhecimento no meio empresarial é nítida, porém, pequenas atitudes a longo prazo fazem uma enorme diferença financeira, por exemplo: reduzir o consumo de água e energia, utilizar papel reciclado, fazer a coleta seletiva (empresas de reciclagem compram esse material que iria para o lixo). São pequenas atitudes que melhoram a rotina do empreendimento e geram lucros.
Além de reduzir os custos e otimizar as atividades, a gestão ambiental também se relaciona com um consumidor cada vez mais consciente e exigências ambientais mais rigorosas. A sustentabilidade é uma premissa à competitividade entre as empresas e é necessário estar atualizado quanto a importância do consumo e produção sustentável. São inúmeras vantagens que podem tornar sua atividade cada vez mais promissora e em harmonia com o meio ambiente.
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