Equipamentos para Beneficiamento e aproveitamento dos RCC

O beneficiamento e aproveitamento de RCC tem como intuito principal a diminuição da extração de agregados naturais e a desaceleração da degradação ambiental causada pela disposição ambientalmente incorreta desses resíduos que podem acontecer quando não existe a triagem adequada dos mesmos.

Entretanto, quando os RCC estão inseridos na porcentagem que possui destinação ambientalmente adequada, o próximo passo é o sistema de beneficiamento que pode ser classificado de duas maneiras: a primeira leva em consideração os critérios e o rigor usados na eliminação dos contaminantes e a segunda é em função do tipo de instalação e dos equipamentos utilizados no processo.

Geralmente os equipamentos que compõem a usina são: alimentadores, britadores, máquinas de impactos, peneiras e grelhas, transportadores de correia, lavadores e em algumas usinas também possuem rompedores hidráulicos, tesoura trituradora e pulverizadores quando seu processo é realizado com britadores móveis, abaixo a descrição dos equipamentos básicos:

Alimentadores – são equipamentos utilizados para a alimentação de britadores primários, retomada de materiais sob silos e pilhas. Os alimentadores recebem o impacto inicial das rochas e trabalham de forma ininterrupta, com função de absorver o impacto e dosar a alimentação de britadores. Eles podem ser encontrados em modelos variados entre básicos e aqueles com funções específicas. Três modelos são mais usualmente utilizados: os alimentadores sapatas, alimentadores vibratórios e alimentadores de correia.

Britadores – conceitua-se a britagem como a fase grosseira da cominuição de minerais, os britadores são considerados os equipamentos mais importantes em uma usina de reciclagem de RCC, uma vez que determinam a maior parte das propriedades dos agregados produzidos. E

Transportadores de correia – são compostos por roletes, tambores, acionadores, esticadores, estrutura metálica e acessórios. O rolete é composto por um conjunto de rolos em seu suporte. Os rolos efetuam livre rotação em torno do seu eixo e são usados para suportar e/ou girar a correia transportadora. Os tambores são elementos para transmissão, que podem ser de acionamento, de retorno, de dobra, de encosto e esticado. As principais funções dos esticadores são garantir a tensão conveniente na correia para o seu acionamento e absorver as variações no comprimento da correia, causadas por mudanças de temperaturas e oscilações de cargas.

Lavadores – a lavagem tem por objetivo a remoção de materiais indesejáveis, como a argila e as partículas superfinas. É aplicada também na classificação de materiais finos e úmidos, cujo peneiramento é extremamente difícil sem o emprego da mesma.

Existem outros tipos de equipamentos dentro de uma usina de reciclagem de RCC, para redução das dimensões dos resíduos os rompedores hidráulicos podem ser utilizados, as tesouras trituradoras são geralmente usadas na demolição de concreto, cortes de vigas e demolições de pontes, os pulverizadores são geralmente utilizados para reduzir o tamanho dos blocos de concreto e separar as barras de aço.

Além desses, também são necessários equipamentos para o espalhamento e o carregamento do resíduo, como a pá carregadeira ou a retroescavadeira e as caçambas. A partir do entendimento do que é, e das potencialidades dos RCC é importante escolhermos a melhor forma de gerenciar esse material, logo se faz necessário ressaltar que a Santa Cecilia Resíduos possui frota própria composta por: compactadores, rollon-off, poliguindastes simples e duplo (para transporte de containers), possui caminhões para transporte de resíduo hospitalar, atendimento emergencial, caminhão à vácuo e para transporte de resíduos classe I, além desses possui carretas e outros modelos de caminhões e muitos outros equipamentos diversificados para oferecer os serviços de: transporte, gerenciamento, armazenamento e comercialização dos seus resíduos.

 

Artigo criado por Elivone Lopes

Compartilhar