O mês de junho é muito importante para a Santa Cecília Resíduos, pois completamos 45 anos de mercado, com muita evolução e aprendizado.
Durante as comemorações, tivemos a honra de entrevistar o Sr. Américo, um dos fundadores da empresa, que ainda participa ativamente do nosso dia a dia. Confira e conheça um pouco mais da nossa história:
SCR: Como foi o início da Santa Cecília Resíduos?
Sr. Américo: O início foi muito difícil! A empresa começou em 1974, com um depósito de compras de sucatas em uma área de aproximadamente 100m², localizada em Bonsucesso. Comprávamos sucatas de ferro e papel de carroceiros e catadores – o chamado ferro velho.
Aos poucos, fomos aumentando o volume e compramos o nosso primeiro caminhão, com foco no transporte dos nossos produtos e possibilidade de agregar novas demandas. Houve um crescimento bastante considerável e tivemos a oportunidade de comprar um imóvel financiado em Rocha Miranda, onde é hoje a nossa Matriz, esse imóvel estava pronto e adequado às nossa atividade na época.
As dificuldades foram muitas, pois existiram épocas em que a empresa trabalhava com prejuízos, uma vez que o mercado de reciclagem é muito sazonal, mas, com a graça de Deus, conseguimos superar e continuar com o nosso objetivo: o crescimento da empresa.
SCR: Você imaginava que a Santa Cecília iria se tornar essa grande empresa, sendo referência no segmento de transporte de resíduo?
Sr. Américo: No início da Santa Cecília Resíduos eu imaginava um crescimento na área de reciclagem, sempre com muita dedicação e trabalho. Nos anos 80, após a mudança para Rocha Miranda, houve uma grande evolução nesse segmento, que nos transformou em uma das maiores empresas de aparas de papel do Rio de Janeiro.
Com o crescimento da reciclagem, os clientes começaram a sinalizar e solicitar que a Santa Cecília Resíduos também fizesse o transporte de resíduos. Nesse momento, pudemos perceber as necessidades do mercado, e inovamos com a implantação das caixas compactadoras no Rio de Janeiro. Tal atitude proporcionou uma ampla aceitação dos nossos clientes e do próprio mercado, mas confesso que não imaginava que a empresa fosse ter um crescimento tão grande.
Hoje, somos uma empresa com serviços diferenciados e referência no mercado do Rio de Janeiro, graças à colaboração de toda a equipe e nossa luta diária, tendo sempre como base a vocação ao empreendedorismo.
SCR: Como você se sente em ajudar o meio ambiente e as pessoas, através do trabalho desempenhado pela Santa Cecília?
Sr. Américo: Sinto que tenho um papel importante na coleta, no transporte de resíduos e na reciclagem. Sendo assim, procuro conscientizar as pessoas em relação ao Meio Ambiente.
O Meio Ambiente sofre mudanças diárias, estando diretamente ligadas às pessoas que cuidam do seu próprio ambiente; descartando os resíduos de forma correta, não poluindo e utilizando recursos naturais de forma consciente.
A atividade realizada pela Santa Cecília Resíduos é de suma importância para a questão ambiental, pois damos o destino ambientalmente correto a todos os resíduos transportados pela Empresa.
SCR: Para finalizar: Qual conselho ou dica você daria para os empreendedores e jovens que estão iniciando?
Sr. Américo: É preciso acreditar na sua capacidade de empreendedor, procurar não fazer dívidas, investir com os seus próprios recursos, visando um crescimento sustentável, respeitar as leis e ao próximo, além de respeitar e incentivar os colaboradores.