Dejetos de animais e biodigestores geram energia no campo

A geração e o aproveitamento do biogás a partir desses resíduos orgânicos não é nenhuma novidade. Há diversos estudos relacionados a inciativas deste genêro, em todo o Brasil.  Segundo pesquisadores, o aproveitamento do biogás gerado nas propriedades rurais como fonte de energia térmica e elétrica, reduz os custos provenientes da demanda energética das mesmas.

A novidade é que novas iniciativas estão levando esta nova forma de energia do campo para a cidade. Como exemplo, a Prefeitura de Entre Rios do Oeste, no Paraná, está alimentando 72 prédios da administração municipal com energia elétrica gerada a partir de 215 toneladas dejetos suínos oriundos de 18 fazendas da região.  Este município no Paraná, que tem um criação de cerca de 150 mil suínos, já aproveitava o biogás para alimentar suas fazendas. Mas agora, os criadores estão conseguindo vender a energia gerada para a prefeitura. Isso sim podemos considerar um aproveitamento máximo de recursos!

Saiba mais sobre este projeto e porquê ele pode servir de exemplo para outros municípios do Brasil, acessando este link.

Foto: Clickpetroleoegas

Compartilhar