Como todos já sabem, Outubro é o mês de conscientização do Câncer de Mama e, neste artigo, procuramos reforçar a importância do assunto, que ainda é um grande tabu para muitos. Confira abaixo, todas as características da doença.

  • Estatísticas:

O câncer de mama é o segundo tipo mais comum em todo o mundo, representando aproximadamente 12% do total de casos novos de câncer. Somente no Brasil, devem ser registrados cerca de 66.280 casos/ano de câncer de mama feminino em 2020/2021, segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer).

  • Como evitar:

3 em cada 10 diagnósticos poderiam ser evitados com a adoção de pequenos hábitos saudáveis, como: Praticar atividade física, manter o peso corporal adequado, evitar o consumo de bebidas alcoólicas e amamentar seu bebê.

  • Sinais e Sintomas:

Esse tipo de câncer pode ser percebido em fases iniciais, na maioria dos casos, por meio dos seguintes sinais e sintomas:

– Nódulo (caroço), fixo e geralmente indolor: é a principal manifestação da doença, estando presente em cerca de 90% dos casos quando o câncer é percebido pela própria mulher

– Pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja

– Alterações no bico do peito (mamilo)

– Pequenos nódulos nas axilas ou no pescoço

– Saída espontânea de líquido anormal pelos mamilos

Veja outras dúvidas sobre o câncer de mama diretamente na página de dúvidas do INCA.

Deixe seu comentário

Insira o seu nome.
Por favor, insira um comentário.