Assessoria ambiental – Por quê sua empresa precisa de uma?

Assessoria ambiental – Por quê sua empresa precisa de uma?

A legislação ambiental brasileira, através do Plano Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), veio para recomendar e exigir diversas ações das empresas no que diz respeito à gestão de resíduos produzidos por elas.

A assessoria ambiental e o mercado brasileiro.

Enquanto isso, a grande maioria das empresas brasileiras são micro empresas ou empresas de pequeno porte, que não têm internamente um departamento ou mesmo um profissional qualificado, dedicado exclusivamente a esta área. A assessoria ambiental vem então preencher esta lacuna, provendo a empresas de todos os portes os recursos humanos e tecnológicos para viabilizar a adequação das empresas à legislação vigente, à resolução de problemas ambientais ou mesmo durante um processo de licenciamento ambiental.

A assessoria ambiental é normalmente conduzida por uma equipe multidisciplinar, qualificada nas diversas áreas correlatas: legislação, gestão de resíduos, planejamento e gestão de projetos – entre outras, dependendo caso a caso do cliente atendido ou projeto a ser implementado. A assessoria ambiental conduz o trabalho considerando a adequação do cliente na legislação pertinente ao seu porte e à sua área de atuação, portanto é um trabalho de muita responsabilidade e que requer a contratação de uma empresa séria e capacitada.

Mais do que um trabalho pontual, a assessoria ambiental será uma parceria entre a empresa fornecedora da assessoria e o cliente onde o projeto ambiental será implementado. Frequentemente, esta parceria se traduz em muitos benefícios além do óbvio (evitar multas e reduzir riscos ambientais).

Entre os diversos benefícios, podemos citar:

  • Execução dos serviços por profissionais qualificados e habilitados nos órgãos competentes,
  • Planejamento e gestão do projeto, em todas as suas etapas,
  • Redução de custos e otimização do tempo,
  • Melhor organização e limpeza de diversos setores da empresa,
  • Redução em riscos operacionais,
  • Melhoria no comportamento de colaboradores com a introdução de novos hábitos,
  • Ganhos tangíveis e intangíveis para a marca – como a percepção do mercado e dos investidores.

Finalmente, a assessoria ambiental é uma parceria que vem para dar suporte a empreendedores e empresários, trazendo novas ideias para execução de seus programas ambientais, com foco em sustentabilidade e cumprimento da legislação. Um olhar externo, mas detalhista, pode não apenas reduzir custos e riscos, mas aumentar a produtividade e lucratividade da empresa.

Dúvidas quanto ao Assessoria Ambiental?