A discussão sobre os impactos das atividades humanas na natureza está cada vez mais difundida na sociedade, e nos segmentos corporativos não poderia ser diferente. Hoje, a sustentabilidade é uma grande tendência da economia global. Segundo o Relatório Global de Riscos do Fórum Econômico Mundial de 2020, os cinco maiores riscos empresariais de longo prazo se relacionam diretamente com questões ambientais.

Com isso, grupos de empresas e de investidores nacionais e internacionais têm se unido para defender uma agenda para o desenvolvimento sustentável, sendo a destinação de resíduos uma das principais preocupações. Acompanhe a leitura e confira os principais benefícios da gestão de resíduos para sua empresa.

Benefícios da gestão de resíduos

No Brasil, a produção anual de resíduos sólidos chega a cerca de 80 milhões de toneladas, segundo a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe). Desse total, uma boa parte é gerada pelas empresas – e com o aumento populacional, o quadro deve se agravar.

Para reverter a situação, portanto, é necessário adotar um modelo de reaproveitamento, com ações para a redução, reutilização e reciclagem do lixo. Cada vez mais empresas vêm adotando o gerenciamento de resíduos, que oferece como retorno uma série de vantagens.

A principal delas, claro, é a preservação do meio ambiente, que garante um mundo melhor para as gerações futuras. Confira, agora, outros benefícios da gestão de resíduos.

Conformidade com a Legislação

Desde 2010, com a implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), a destinação adequada dos resíduos é obrigatório para toda empresa. No entanto, uma vez que a fiscalização não é tão efetiva, muitas empresas ainda não adotaram essas ações.

Contudo, iniciativas recentes vêm exigindo que as empresas criem um plano de ação. Para evitar multas e a suspensão temporária das operações, portanto, é imprescindível investir na destinação correta dos resíduos. Afinal, ninguém quer estar sujeito a esse risco.

Redução de custos

Um bom plano de destinação dos resíduos permite que as empresas identifiquem oportunidades para diminuir o volume de lixo produzido e maneiras de evitar desperdícios na cadeia produtiva.

Além disso, uma equipe especializada pode, ainda, reduzir os custos de todo o processo de destinação ao otimizar as rotas internas e externas dos resíduos para acondicionamento e destinação.

Visibilidade institucional

Como já foi dito, cada vez mais as pessoas priorizam negócios que atuam de modo sustentável. Com isso, a execução de uma gestão de resíduos eficaz demonstra que o discurso institucional é colocado em prática, aproximando o público da marca.

Essas ações sustentáveis são recompensadas por prêmios e certificações, como a ISO 14001, que garantem reconhecimento no setor ambiental às empresas. Além de conceder vantagem competitiva frente aos consumidores, empresas certificadas têm mais chances de atrair investidores e acionistas, que já enxergam a sustentabilidade como o futuro do mundo corporativo.

Enfim, a gestão de resíduos oferece diversas vantagens aos empreendimentos. Além da redução dos impactos ambientais, essa ação proporciona oportunidades de otimização da cadeia produtiva e a redução de custos referente às matérias-primas.

A sustentabilidade é o futuro dos negócios. Que tal começar um planejamento realmente eficaz e aproveitar todas essas e outras vantagens que a gestão de resíduos tem a oferecer? Com a ajuda de uma empresa especializada, fica mais fácil criar estratégias que beneficiem seu negócio e ao mesmo tempo que o processo atenda à legislação.

Quer saber mais? Solicite um orçamento.

Open chat
1
Olá!

Vamos iniciar uma conversa?

Clique no ícone abaixo que em instantes nosso atendimento entrará em contato com você.
Powered by