fbpx

10 Metas Ambientais do Governo Witzel para o Primeiro Semestre de 2019

10 Metas Ambientais do Governo Witzel para o Primeiro Semestre de 2019

O novo governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, anunciou no dia 05/01 as novas metas do seu governo para o primeiro semestre de 2019. É conhecida a situação precária do estado, que teve 3 de seus ex-governadores presos devido a desvios de verbas e participação em esquemas de corrupção.

Com o novo governo, a expectativa é que aos poucos o estado possa ir se equilibrando para cumprir todas as metas – de segurança pública, saúde, educação e meio ambiente, entre outras.

 

 

 

Destacamos abaixo as principais metas relacionadas ao Meio Ambiente:

  1. Capacitar os municípios, a fim de aumentar os recursos do ICMS verde para ações ambientais.
  2. Realizar um concurso de inovação na Gestão de Resíduos Sólidos.
  3. Criar mecanismos para extinção dos aterros clandestinos, a partir do estudo de arranjos institucionais para a construção de aterros sanitário intermunicipais.
  4. Simplificar o procedimento de licenciamento ambiental de menor complexidade, diminuindo o tempo de emissão.
  5. Implementar o Zoneamento Ecológico Econômico , e disponibilizar os mapas numa plataforma web, para integrar os municípios e dar ampla utilização.
  6. Realizar auditoria do passivo dos processos de Licenciamento Ambiental.
  7. Ampliar o Processo Administrativo Digital (PAD Licenciamento Ambiental) para extinguir a abertura de processos em papel.
  8. Desenvolver o Sistema Integrado de Estudos Ambientais para consolidar os dados de Estudos Ambientais para fins de apoio aos licenciamentos, disponibilizando as informações às áreas técnicas do Inea e da sociedade.
  9. Elaborar norma para ampliação do prazo de validade das licenças ambientais, segundo critérios de sustentabilidade.
  10. Fomentar a logística reversa de resíduos sólidos como condicionante de licenciamento ambiental, como um dos instrumentos para implementar a estratégia de economia circular no estado.

Leia a matéria na íntegra, aqui.

 

gestão ambiental